Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 004/2022 - Assistência Estudantil

Relatório de Auditoria – nº 004/2022 - Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 12h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 13h56 | Acessos: 1671

004/2022

• Departamento de Assistência Estudantil - DAEST
  • Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ
  • Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA

• Adriela de Marchi

Avaliar a atuação do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) no cumprimento do Objetivo 5.1.2 do PDI. A abordagem compreendeu o exame do processo de monitoramento e avaliação da qualidade do atendimento dos beneficiários da assistência estudantil, da ampliação da oferta de bolsas, do atendimento das demandas dos alunos com deficiência e do acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos por programas financiados pelo PNAES.

Vetor PDI

"Assistência Estudantil"

5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil.

Vetor 5, Tema Estratégico Assistência Estudantil, Objetivo Estratégico 5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil, constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAM 2016-2025).

"Avaliar políticas, práticas e ações implementadas com vistas à manutenção e à expansão dos cursos de PósGraduação de acordo com as áreas estratégicas bem como os controles internos efetuados pela unidade para o desempenho dos cursos."

PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional
PNAES: Plano Nacional de Assistência Estudantil

Ausência de monitoramento estruturado e sistematizado do grau de satisfação dos usuários de assistência estudantil, bem como não identificação de ações de melhoramento da satisfação dos usuários da assistência estudantil nos auxílios ofertados.

Não ampliação de 20%, por auxílio, na oferta de bolsas e/ou auxílios da assistência estudantil.

Ausência de ações sistematizadas para atendimento as demandas dos alunos com deficiência.

Que o DAEST em parceria com o IEAA e ICSEZ implementem ações que monitorem o grau de satisfação dos alunos de todos os auxílios de assistência estudantil prestados pela UFAM.

Que o DAEST em parceria com o IEAA e ICSEZ realizem estudos em relação às demandas de cada unidade, para verificar viabilidade de implementar nova estratégia de distribuição dos recursos oriundos do PNAES.

Que o DAEST, PROEG e Chefia de Gabinete, em parceria com o IEAA e ICSEZ, aperfeiçoem os mecanismos de acompanhamento e avaliação do cumprimento da meta de atendimento das demandas dos alunos com deficiência da assistência estudantil, de forma a disponibilizar dados e informações que permitam auferir se o atendimento de tais demandas estão sendo ampliado e em que proporção.

Fragilidades e insuficiência de sistematização do processo de monitoramento e avaliação dos alunos assistidos por programas financiados pelo PNAES.

Que o DAEST em parceria com o IEAA e ICSEZ aperfeiçoem os mecanismos de acompanhamento e avaliação do desempenho dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil financiados pelo PNAES, por meio da adoção de padrão, modelo ou referência de processo de monitoramento e avaliação de estratégias organizacionais e de execução de políticas públicas em nível institucional (a exemplo do Ciclo PDCA, do “Manual de Avaliação Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex-Ante” e “Manual de Avaliação Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex-Post”) -orientação extensiva às recomendações anteriores.

Acesse agora a íntegra do Relatório: