Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > TCU avaliará os três pilares ESG (Environmental, Social and Governance)
Início do conteúdo da página
Notícias

TCU avaliará os três pilares ESG (Environmental, Social and Governance)

  • Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h27
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h51
  • Acessos: 867

 

O Tribunal de Contas da União planeja aplicar em 2024 o novo instrumento de acompanhamento que tem como desafio integrar a avaliação dos processos de governança e gestão aos de responsabilidade ambiental e de sustentabilidade.

Atualmente o instrumento de acompanhamento utilizado pelo TCU mede os índices de governança e gestão dos órgãos e entidades da administração pública federal. Assim, o conhecido iGG será ampliado e passará a abordar também questões relacionadas à responsabilidade ambiental e à sustentabilidade.

O instrumento de pesquisa tem como desafio integrar a avaliação dos processos de governança e gestão aos de responsabilidade ambiental e de sustentabilidade, buscando expandir o conceito do Índice de Gestão e Governança (iGG), para internalizar as diretrizes comunicadas pelo já consagrado termo ESG (Environmental, Social and Governance)”. Com isso, já está em andamento a criação do novo questionário de avaliação, o iESGo.

O relatório que subsidiou a decisão contida no Acórdão aponta que por ser um tema transversal, a materialidade do tema ESG está dispersa na atuação de todo o poder público. A existência de boas práticas de ESG contribui para a adequada atuação dos agentes públicos e, por consequência, das organizações públicas, além de ser essencial no atingimento dos objetivos finalísticos e na eficiência na execução do orçamento federal.

Essa evolução é essencial para manter atualizado e coerente o instrumento de pesquisa, dado que a governança responsável tem sido firmemente associada ao ambiental e ao social, compondo o que se chama internacionalmente de ESG. Ao adotar práticas ESG, organizações públicas tendem a se tornar mais eficientes, uma vez que a sustentabilidade pode gerar redução de custos.

Atualmente, a maioria das organizações da administração pública federal utilizam os índices e indicadores gerados a partir do iGG como referência para a implantação de práticas de gestão e governança.

Para conhecer mais sobre o material disponibilizado pelo TCU sobre o tema e os resultados dos levantamentos já realizados, acesse Governança Pública TCU

 

Fonte: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página