Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) - 2025
Aprovado consoante Decisão Ad Referendum - GR nº 35, de 17 de dezembro de 2024, o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) para o exercício de 2025, foi elaborado com o objetivo de fortalecer a governança, a transparência e a eficiência dos processos internos da universidade, alinhando-se às melhores práticas de auditoria e controle.
A contribuição da alta administração foi fundamental para garantir que o plano atenda às necessidades estratégicas da universidade e esteja em conformidade com as normas vigentes.
1. Participação da Comunidade Acadêmica
A construção do PAINT 2025 contou com a valiosa participação da comunidade acadêmica da UFAM. Entre os dias 28 de agosto e 20 de setembro de 2024, foi realizada consulta pública para coletar sugestões de temas e trabalhos de auditoria a serem incluídos no plano. Esta iniciativa teve como objetivo principal melhorar os serviços prestados pela Auditoria Interna, agregar valor aos objetivos institucionais da universidade e estreitar o relacionamento com a comunidade.
A consulta pública foi amplamente divulgada e contou com a participação de servidores (docentes e técnicos-administrativos), discentes, trabalhadores terceirizados, bolsistas e demais integrantes da comunidade externa.
2. Dados da Consulta Pública
Durante o período de consulta pública, foram recebidas um total de 33 sugestões, que foram cuidadosamente analisadas pela equipe da Auditoria Interna. A participação foi distribuída da seguinte forma:
- Servidores: 28 (84,85%)
- Discentes: 4 (12,12%)
- Terceirizados: 1 (3,03%)
- Sociedade/Comunidade: 0 (0,00%)
As sugestões foram avaliadas com base em critérios de materialidade, relevância e viabilidade de execução. A participação ativa da comunidade acadêmica demonstra o compromisso de todos com a melhoria contínua dos processos e serviços da UFAM.
As sugestões de auditoria foram classificadas em áreas estratégicas e de atuação, conforme a tabela abaixo:
- Áreas Estratégicas:
- Finalísticas: 15 (45,45%)
- De Suporte (Atividade Meio): 14 (42,42%)
- Outras: 4 (12,12%)
- Áreas de Atuação:
- Acessibilidade: 2 (6,06%)
- Controle Interno: 2 (6,06%)
- Ambiente e Sustentabilidade: 1 (3,03%)
- Ensino: 2 (6,06%)
- Gestão de Pessoas: 7 (21,21%)
- Governança: 3 (9,09%)
- Infraestrutura: 2 (6,06%)
- Inovação: 1 (3,03%)
- Pesquisa e Extensão: 3 (9,09%)
- Planejamento e Gestão: 8 (24,24%)
- Indefinida: 2 (6,06%)
3. Expectativas da Alta Administração
A alta direção da UFAM sugeriu a realização de atividades nas áreas fim de ensino, pesquisa e pós-graduação, com foco na gestão de riscos e controles internos. As principais áreas de foco incluem:
- Ensino: Avaliação das medidas adotadas para a implementação de objetivos estratégicos relacionados à expansão dos cursos de graduação e à melhoria da qualidade do ensino.
- Pesquisa e Pós-Graduação: Fortalecimento dos controles internos e aprimoramento dos processos de gestão de riscos associados às atividades de pesquisa e pós-graduação.
- Planejamento e Gestão: Com foco das estruturas de Governança, nos processos de Concessão de diárias, nos processos e critérios de seleção de beneficiários das ações de Capacitação (Gestão de Pessoas), nos Processos Licitatórios e na análise e revisão da Gestão de Riscos.
4. Critérios para Elaboração do PAINT 2025
Para a elaboração do PAINT 2025, a Auditoria Interna da UFAM (AUDIN/UFAM) adotou três critérios principais:
- Análise de Riscos: Utilização das informações disponíveis na Plataforma For Risco para identificar e avaliar os riscos significativos.
- Consulta Pública: Realização de uma consulta pública à comunidade universitária para coletar sugestões e identificar áreas de interesse.
- Expectativas da Alta Administração: Consideração das expectativas e necessidades estratégicas da alta direção da UFAM.
5. Serviços de Auditoria Previstos
Foram definidas 7 atividades para o exercício de 2025, abrangendo as seguintes áreas:
I. Avaliação do Parecer de Prestação de Contas
Objeto: Emitir o Parecer de Prestação de Contas em conformidade com a Instrução Normativa nº 5, de 27 de agosto de 2021, e DN-TCU 187/2020.
Origem da Demanda: Outros
II. Avaliação da Execução Orçamentária
Objeto: Avaliar o processo de planejamento, execução e controle dos recursos orçamentários e financeiros destinados à Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, bem como as políticas públicas relacionadas.
Origem da Demanda: Matriz de Risco - For Risco
III. Avaliação no Programa de Integridade da UFAM
Objeto: Avaliar sua eficácia em promover ética, transparência e responsabilidade, analisando a conformidade, governança e mecanismos de denúncia para recomendar melhorias. Também avaliar o Plano de Integridade da UFAM e os principais riscos para integridade e os respectivos controles internos, ações e medidas adotadas para seu tratamento.
Origem da Demanda: Alta Gestão
IV. Consultoria sobre Controles Internos e Plano de Gestão de Riscos
Objeto: Fortalecer os controles internos e aprimorar o Plano de Gestão de Riscos, garantindo eficácia, conformidade e mitigação de riscos para melhorar a governança institucional.
Origem da Demanda: Alta Gestão
V. Avaliação da Promoção da Acessibilidade na UFAM
Objeto: Avaliar se a autonomia e segurança da comunidade acadêmica com deficiência estão sendo garantidas, bem como se a inclusão de fato é uma prática na Instituição.
Origem da Demanda: Consulta Pública
VI. Avaliação do Vetor: Ensino de Graduação, Tema Estratégico: Avanços na Graduação
Objeto: Avaliar as medidas adotadas pela gestão para implementação do objetivo estratégico “Estabelecer áreas estratégicas para expansão dos cursos”.
Origem da Demanda: Matriz de Risco - For Risco
VII. Avaliação do Vetor: Gestão de Pessoas, Tema Estratégico: Qualidade de Vida e Saúde
Objeto: Avaliar as medidas adotadas pela gestão para implementação do objetivo estratégico “Proporcionar ações para promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho”.
Origem da Demanda: Matriz de Risco - For Risco
6. Conclusão
O PAINT 2025 reflete o compromisso da Auditoria Interna da UFAM em promover a melhoria contínua da governança e dos processos institucionais, contribuindo para a transparência e a eficiência na gestão pública. A UFAM agradece a todos que participaram deste processo e reafirma seu compromisso com a excelência na gestão.