Página inicial > Últimas Notícias > Avanço Estrutural da Auditoria Interna da UFAM

Avanço Estrutural da Auditoria Interna da UFAM

• Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 09h34
  • Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 10h05

Auditoria Interna avança em três eixos estruturantes

Nos últimos meses a Auditoria Interna centrou seus esforços no avanço de três eixos estruturantes visando à melhoria das suas atividades e objetivando agregar valor à gestão. Essas inovações foram implementadas a partir dos resultados da Autoavaliação da Unidade de Auditoria Interna realizada para atender ao Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade – PGMQ/AUDIN (https://auditoria.ufam.edu.br/pgmq.html) com base no Modelo Internacional de Capacidade IA-CM.

Implementação de um novo Sistema de Auditoria

Com vistas a modernizar os recursos tecnológicos da AUDIN, o Reitor da Universidade Federal do Amazonas, Prof. Dr. Sylvio Mário Puga Ferreira, assinou em 15/06/2022 o termo de adesão ao Sistema de Auditoria E-Aud (disponível em: https://eaud.cgu.gov.br), fornecido pela Controladoria Geral da União – CGU. A demanda é originária da Auditoria Interna que necessitava de modernização dos seus sistemas. Desta forma, após adesão ao Sistema de Auditoria E-Aud, os Auditores da UFAM realizaram capacitação por meio de curso também promovido pela Controladoria Geral da União – CGU com vistas a se capacitarem a este novo recurso tecnológico. Por conseguinte, nos meses de agosto e setembro, a Auditoria Interna trabalhou na migração das suas atividades para o novo sistema, concedendo perfis de usuários para as unidades auditadas e promovendo as orientações de uso e acesso.

Sistema de Auditoria E-Aud:

Com a utilização desse Sistema, a atividade de auditoria passa a ser desenvolvida de uma forma integrada e com todas as etapas organizadas de forma sistêmica e disciplinada. O E-Aud permite o acompanhamento desde o Planejamento Anual de Atividades – PAINT, passando pelos serviços de auditoria (com as 7 etapas de um trabalho de auditoria), monitoramento das recomendações e contabilização dos benefícios resultantes da atuação da Auditoria Interna.

Desse modo, o novo sistema traz uma interface mais amigável e organizada das atividades. Para os gestores, o Sistema permitirá a organização e atendimento das demandas da Auditoria Interna em um único ambiente, proporcionando uma melhor visualização das demandas e acompanhamento dos prazos e atividades em andamento.

Disponibilização do Painel de Monitoramento das Recomendações

Neste mês de outubro a Auditoria Interna passou a disponibilizar em seu site o Painel de Monitoramento das Recomendações (disponível em: https://auditoria.ufam.edu.br/dashboard-audin.html) emitidas pela AUDIN.

Este Painel é resultado do trabalho que vem sendo realizado pela Coordenadora de Acompanhamento e Monitoramento, servidora TAE Rosely Costa da Silva Bandeira, junto às unidades auditadas com vistas a identificar a necessidade de implementação das recomendações. A criação do Painel foi viabilizada a partir dos conhecimentos técnicos do servidor TAE José Deney Alves de Araújo, que retornou à Auditoria Interna após a conclusão do seu doutorado.

Visite nosso Dashboard para análises completa da Auditoria Interna.

O Painel tem o propósito de oferecer aos usuários uma visão geral do relacionamento existente entre a Auditoria Interna e as unidades auditadas no âmbito da UFAM. À sociedade e aos usuários externos proporciona acompanhar como as atividades de controle estão sendo realizadas no âmbito da Universidade. Ao Conselho de Administração e Administração Superior permite acompanhar como a Auditoria Interna agrega valor à gestão. Às unidades auditadas possibilita acompanhar o seu desempenho na implementação das recomendações e fazer comparações com outras unidades. Aos integrantes da Auditoria interna disponibiliza uma visão organizada das áreas e unidades que foram impactadas com os trabalhos realizados.

Divulgação do Informativo Cauxi News

A 10ª edição do Informativo Cauxi News (disponível em: https://auditoria.ufam.edu.br/informativo-audin.html) marcou o encerramento da fase piloto do projeto que teve início em 05 de maio de 2022, com edições publicadas quinzenalmente. Essa iniciativa é realizada com a colaboração de todos os servidores da Auditoria Interna.

O Informativo constitui-se em uma atividade de Consultoria que a AUDIN oferece aos gestores e demais servidores da UFAM, mediante a compilação de elementos das diversas fontes de informação, que possuem potencial de produzirem efeitos na forma de prestar os serviços à sociedade.

As dez edições tiveram até o momento 1698 acessos, significando uma média de aproximadamente 170 acessos por edição. Esses números reafirmam o interesse dos servidores pelo conteúdo apresentado e possibilitam que as estratégias de divulgação do Informativo sejam melhoradas.

Com isso a AUDIN pretende para as próximas edições buscar a melhoria do conteúdo e o aperfeiçoamento na forma de difusão do Informativo mediante a utilização de novos canais de comunicação.