Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 002/2023 - Infraestrutura

Relatório de Auditoria – nº 002/2023 - Infraestrutura

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2024, 08h10 | Última atualização em Domingo, 26 de Mai de 2024, 20h12 | Acessos: 229

002/2023

• Prefeitura do Campus Universitário (PCU);

• Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ)

• Nicolly Rebeca da Silva Ribeiro

Manaus: Avaliação da atuação da Prefeitura no cumprimento de condições adequadas para o funcionamento de edificações. Foi analisado o principal contrato de manutenção predial, Contrato n° 19/2018, de R$ 4.427.751,27. Este contrato, destacado por sua relevância e abrangência, visa serviços continuados de manutenção predial geral, preventiva e corretiva. A eficiência e eficácia dos serviços, assim como a fiscalização da execução contratual, foram os focos principais.

Parintins: Análise do Contrato n° 43/2019, de R$ 508.833,36, para serviços de limpeza e conservação no ICSEZ. Escolhido por sua materialidade e relevância crítica para a continuidade das operações do ICSEZ, esse contrato inclui a provisão de mão de obra, materiais e equipamentos. A avaliação concentrou-se nos controles e ações para manter as edificações operacionais e mitigar riscos que poderiam afetar o cumprimento do Vetor 9 da Ação 01 - 9.1.1 do PDI-UFAM 2016-2025.

Vetor PDI
Gestão de Pessoas

"Manutenção e Conservação "

9.1.1 Assegurar condições de pleno funcionamento das edificações existentes.

Vetor 9, Tema Estratégico 9.1 Manutenção e Conservação, Objetivo 9.1.1, “Assegurar condições de pleno funcionamento das edificações existentes” -Vetor 9 – Infraestrutura & TI, V9 – O53 - Ação 01, conforme a 2ª revisão PDI-UFAM 2016-2025.

"Avaliar a atuação da Prefeitura no Campus Universitário (PCU) e o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) quanto ao cumprimento do objetivo institucional 9.1.1, “Assegurar condições de pleno funcionamento das edificações existentes” -Vetor 9 – Infraestrutura & TI, V9 – O53 - Ação 01, conforme a 2ª revisão PDI-UFAM 2016-2025."

PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional

Descontinuidade dos serviços de manutenção predial preventiva e corretiva geridos pela Prefeitura do Campus Manaus.

Fragilidades no processo de acompanhamento/fiscalização da execução do contrato 19/2018 de manutenção predial do Campus de Manaus.

Ausência de Programa de Manutenção no Campus de Manaus e do ICSEZ.

(PCU) Instituir rotina de acompanhamento dos prazos de vigência dos contratos geridos pela unidade, de modo a adotar tempestivamente as medidas necessárias para prorrogação do contrato vigente ou nova contratação, de modo a evitar a descontinuidade dos serviços. Manifestação PCU: Recomendação pertinente e já instituída.

(PCU) Adotar práticas para o controle das ordens de serviços para que façam a inclusão de informações completas na Ordem de Serviço, como por exemplo, especificar a data de início e conclusão da execução do serviço, bem como quem foi o responsável pelo recebimento do serviço.

(PCU) Elaborar e implementar um Programa de Manutenção da Universidade de modo que abranja todas as instalações e campi da UFAM.

(ICSEZ) Elaborar e implementar, em parceria com a PCU, um Programa de Manutenção da Universidade.

Ausência de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio do Campus Manaus e ICSEZ.

(PCU) “Fazer tratativas com a área responsável pela segurança do trabalho no intuito de verificar a criação de Plano de Prevenção e Combate e Incêndio, caso haja complexidades em definir qual seria a unidade envolvida encaminhar à unidade superior desta universidade para a sua resolução.”.

(PCU) Garantir a participação efetiva do ICSEZ, bem como das demais Unidades Acadêmicas fora da sede, no processo de elaboração do Plano de prevenção e combate ao incêndio da UFAM.

(ICSEZ) Empreender, com a participação da PCU, esforços adequados e adotar providências pertinentes para a contratação específica de serviços de manutenção predial destinados a atender às demandas da Unidade.

Ausência de sistemas e equipamentos de vigilância e monitoramento, bem como a falta de um estudo ou planejamento para a aquisição de equipamentos no ICSEZ.

(ICSEZ) Desenvolver e implementar, com auxílio técnico do PCU, um plano de modernização dos sistemas de vigilância e equipamentos de monitoramento para a Unidade.

(PCU) Orientar o contratado das datas limites para o envio das medições, com o intuito de que sejam enviadas mensalmente, para o melhor controle interno das ordens de serviços que foram executadas no mês referente a nota fiscal.

(PCU) Adotar a habitualidade de inclusão do Termo Circunstanciado nos processos de pagamento.

Fragilidades nos controles internos adotados no processo de acompanhamento e fiscalização do Contrato nº 43/2019 do ICSEZ.

Recomendação 10

(FICSEZ) Aprimorar os controles internos adotados no processo de acompanhamento e fiscalização dos contratos administrativos, observando os princípios gerais (segregação de funções, custo/benefício, etc.) aplicados aos controles internos, bem como as políticas, normativos e diretrizes da UFAM aplicáveis ao objeto.

Acesse agora a íntegra do Relatório: