Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 001/2023 - Gestão de Pessoas
Início do conteúdo da página

Relatório de Auditoria – nº 001/2023 - Gestão de Pessoas

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 08h10 | Última atualização em Domingo, 26 de Mai de 2024, 19h50 | Acessos: 337

Resumo Relatório

001/2023


Unidades Auditadas:

  • Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP

Auditores responsáveis

  • Azenilton Melo da Silva
  • Nicolly Rebeca da Silva Ribeiro

Coordenador

  • Azenilton Melo da Silva

Auditor Chefe

  • Dinorvan Fanhaimpork

 

Avaliação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – ProGesP da UFAM sobre o cumprimento dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025), enfocando a formação e capacitação contínua de gestores e servidores, conforme as revisões de 2018 e 2022. Analisa-se a implementação e conformidade do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para 2022 e 2023, seguindo a Instrução Normativa nº 21/2021, incluindo orçamento e metas de capacitação de 2019 a 2022. Examina-se também a efetividade dos programas de capacitação para gestores e servidores técnico-administrativos, respeitando os decretos nº 5.825/2006 e nº 9991/2019, e a aderência à IN 21/2021.

 
Vetor PDI
Gestão de Pessoas
 
Tema Estratégico PDI
"Investir na formação dos gestores"
 
Objetivo PDI
6.1.3 Promover a desenvolvimento e a contínua capacitação dos servidores”. A Ação, por sua vez, compreende “Expandir os cursos de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para Amazônia”.
 
Objeto Auditoria
Vetor 6, Tema Estratégico Gestão de Pessoas, 6.1.4. “Investir na formação dos gestores” constante no Plano de Desenvolvimento Institucional 1ª Revisão ocorrida em 2018 (PDI-UFAM 2016-2025) cuja redação foi alterada em sua 2ª revisão ocorrida em 2022 para objetivo estratégico 6.1.3. “Promover o desenvolvimento e a contínua capacitação dos servidores” do Plano de  Desenvolvimento  Institucional  da  UFAM  (PDI/2016-2025). 
 
Objetivo Auditoria
"Avaliar a atuação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – ProGesP quanto ao cumprimento do objetivo estratégico 6.1.4. “Investir na formação dos gestores” constante no Plano de Desenvolvimento Institucional 1ª Revisão ocorrida em 2018 (PDIUFAM 2016-2025) cuja redação foi alterada em sua 2ª revisão ocorrida em 2022 para o objetivo estratégico 6.1.3. “Promover o desenvolvimentoe a contínua capacitação dos servidores”. ."
 
 
PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional

 

Achados &

         Recomendações

 

Resultados dos exames


 

Achado 01

Deficiência na publicidade e transparência das despesas com ações de desenvolvimento de pessoas.

Achado 02

Ausência de publicidade dos requisitos preenchidos pelos servidores selecionados por meio de editais de eventos externos no Brasil para capacitações ofertadas com base no PDP.

Achado 03

Ausência de cláusula editalícia nas primeiras chamadas de seleção dos servidores para realizarem capacitação em cursos alcançados por eventos externos.

Recomendação 01

Realizar adequações na publicidade das despesas referente à capacitação de servidores da instituição de forma a atender aos mandamentos exarados pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal e a Instrução Normativa nº 21/2021.

Recomendação 02

Realizar ajustes na divulgação dos resultados preliminares e finais como forma de garantir a publicidade e transparência na forma em que ocorre as classificações dos servidores inscritos em editais de eventos externos e alocação dos recursos destinados à capacitação por meio desses eventos externos naquilo que for compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) e a Lei de Acesso à Informação(Lei 12.527/2011).

Recomendação 03

Inserir a cláusula de indeferimento de cursos já ofertados gratuitamente pela ENAP ou que serão ofertados por meio de capacitação interna desde a 1ª Chamada dos editais.

Achado 04

Deficiência dos controles internos na realização da despesa correlata aos investimentos direcionados à capacitação dos servidores e gestores da instituição.

 

Achado 05

Não alcance da meta definida no PDI quanto ao número de servidores capacitados anualmente.

 

Recomendação 06

Desconhecimento do número de servidores capacitados por ações transversais ofertadas pela plataforma de cursos da ENAP.

Recomendação 04

Estabelecer planejamento para que as realizações de despesa com investimentos em capacitação de servidores da UFAM sejam efetivadas dentro de prazo razoável para que haja o correto processamento da despesa pelo setor responsável, comunicando as chefias dos setores responsáveis quando constatarem procedimentos incorretos no processamento das despesas que devem ser liquidadas em sua dotação orçamentária.

Recomendação 05

Atuar para efetivar as novas metas estipuladas no PDI, buscando apoio junto à Alta Gestão com vistas a balizar mecanismos que visem incentivar a participação dos servidores nos cursos bem como buscar o apoio das chefias imediatas para que seus subordinados participem dos cursos de capacitação.

 
 

NA

Não há recomendação. Deixou-se de recomendar em conformidade com a resposta apresentada pela unidade auditada referente ao relatório preliminar..

 

Achado 07

Deficiência na mensuração dos gestores capacitados pelo PDG.

 

 

 

 

 

 

 

 

Recomendação 06

Realizar controle dos servidores capacitados pelo PDG, mensurando-se a participação dos gestores no exercício da função gerencial de forma que o sucesso do programa seja medido pelos indicadores do PDI e qualitativamente por parâmetros estipulados pela ProGesP levando-se em consideração entre outros critérios o alcance da mitigação dos riscos por meio da ação no Plano de Gestão de Riscos estipulado para a capacitação dos gestores como forma de mensurar o programa qualitativamente.

 

 Acesse agora a íntegra do Relatório: 


registrado em:
Fim do conteúdo da página