Auditoria Interna da UFAM adere à utilização da ferramenta ALICE – Análise de Licitações e Editais.
A ferramenta ALICE é de responsabilidade conjunta do Tribunal de Contas da União – TCU e da Controladoria Geral da União – CGU.
A CGU ficou responsável por enviar os e-mails de alerta ao Poder Executivo, por meio das Unidades de Auditoria Interna. Por ora, não é disponibilizado aos gestores, mas somente às Audins.
Alice é uma ferramenta para auxiliar na avaliação preventiva e automatizada de editais de licitação, possibilitando que a Auditoria Interna interaja com a gestão e alerte quanto aos indícios de possíveis irregularidades na condução das licitações de modo que seja possível promover eventuais ajustes de forma tempestiva.
Com esta atuação, a Auditoria Interna é capaz de agregar valor à gestão no que se refere ao processo de aquisição mediante processos licitatórios, reduzindo os riscos de se realizarem licitações que poderão ser apontadas irregularidades futuras e comprometendo a entrega de melhores serviços à sociedade.
Dessa forma, sempre que a ferramenta indicar alertas a unidade de Auditoria Interna notificará a unidade responsável e acompanhará as medidas adotadas com vistas ao saneamento dos indícios apontados.
Sobre a ALICE:
No ar desde fevereiro de 2017, Alice é um acrônimo para Análise de Licitações e Editais. O robozinho lê editais de licitações e atas de registro de preços publicados pela Administração Federal, além de alguns órgãos públicos estaduais e estatais. Para isso, coleta informações do Diário Oficial e do Comprasnet, o sistema que registra as compras governamentais. A partir daí, ela elabora uma prévia do documento e aponta aos auditores se há indícios de desvios. Verifica, por exemplo:
- Se um edital exige dos participantes certidões que o TCU não considera pré-requisitos, como documentos de regularidade junto ao CREA;
- Se a licitação está prestes a entregar uma contratação para alguma empresa impedida de contratar junto à administração pública;
- Se as empresas concorrentes têm sócios em comum.
- Esses dados não são em si irregularidades, mas indícios.
Para conhecer mais dessa ferramenta, acesse a análise automatizada de licitações executada pelo Alice disponibilizada pelo Tribunal de Contas da União.