Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Relatórios de Auditoria > AUDIN > Relatório de Auditoria - nº 003/2024 - Planejamento e Gestão
Início do conteúdo da página

Relatório de Auditoria - nº 003/2024 - Planejamento e Gestão

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2025, 10h00 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2025, 11h52 | Acessos: 56

Unidades Auditadas: Pró - Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN)

Auditores responsáveis:

  • Daikyty dos Santos Yoshii

Coordenador:

  • Luiz Ferreira Neves Neto

Auditor Chefe:

  • Azenilton Melo da Silva

Escopo de Auditoria

📖

Avaliar o desempenho da Proplan no cumprimento do Objetivo O46 do PDI, mediante análise dos respectivos controles internos adotados em resposta aos riscos identificados, bem como através do exame da evolução dos processos mapeados, tanto administrativos quanto acadêmicos, abrangendo áreas tanto da capital quanto do interior.

Vetor e Tema Estratégico do PDI

📊

Vetor PDI: Vetor 7 – Planejamento e Gestão

Tema Estratégico PDI: "7.1 - Melhoria dos Processos Administrativos"

Objeto Auditoria

📚

Avaliar as medidas adotadas pela gestão para implementação do Objetivo Estratégico "7.1.2. Implementar a gestão avançada de processo em todos os níveis da instituição", Vetor 7: “Planejamento e Gestão” do PDI-UFAM 2016-2025, 2ª Revisão.

Objetivo PDI

💡

7.1.2 Implementar a gestão avançada de processo em todos os níveis da instituição

Objetivo Auditoria

Avaliar as medidas adotadas pela gestão para implementação do Objetivo Estratégico "Implementar a gestão avançada de processo em todos os níveis da instituição.

Achados e Recomendações

Achado 01. Ausência de projeto institucionalizado (Objetivo 7.1.2 do PDI).

Ausência de projeto institucionalizado especificamente para o cumprimento do Objetivo 7.1.2 do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

Recomendação 1: (Proplan) elaborar e implementar projetos específicos de gestão de processos, alinhados com as diretrizes do PDI, com foco no mapeamento e otimização de processos, valendo-se, quando apropriado, das metodologias e ferramentas consagradas, como o PMBOK, o Modelo Lógico e a Análise Ex Ante, além disso, se verifica necessário o alinhamento e atualização de metas e indicadores nos diversos instrumentos de gestão para garantir a coerência e a efetividade das ações planejadas.
Achado 02. Disparidade entre as informações no PDI, no PDU, nos Painéis de Indicadores Estratégicos.

Disparidade entre as informações no PDI, no PDU, nos Painéis de Indicadores Estratégicos, no Conjunto de Indicadores, no ForPDI e no ForRisco.

Recomendação 2: (Proplan) Sistematizar o processo de monitoramento e avaliação do plano, programas, projetos e ações desenvolvidos, adotando, quando aplicável, referenciais técnicos ou boas práticas atinentes ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas, como o “Avaliação de Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex Ante” e o “Avaliação de Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex Post”.
Recomendação 3: (Proplan) promover e garantir a atualização e compatibilização dos vários documentos e instrumentos do sistema de gestão identificados neste relatório, incluindo o PDI, PDU, Conjunto de Indicadores, Painéis Estratégicos, Matriz Raci, ForRisco e ForPDI.
Recomendação 4: (Proplan) desenvolver guias ou manuais mais claros para facilitar o uso pelos usuários em geral, promovendo sua difusão e as respectivas capacitações, se necessárias.
Recomendação 5: (Proplan) aperfeiçoar o Instrumento Conjunto de Indicadores da Ufam, conforme os referenciais e manuais técnicos disponíveis no âmbito federal, visando complementar as informações para melhor compreensão e interpretação dos indicadores, com vistas à tomada de decisão gerencial, transparência e controle.
📄 Acesse o Relatório Completo


registrado em:
Fim do conteúdo da página