Relatório de Auditoria – nº 004/2022 - Assistência Estudantil
Resumo Relatório
004/2022
Unidades Auditadas:
- Departamento de Assistência Estudantil - DAEST
- Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ
- Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA
Auditores responsáveis
- Adriela de Marchi
Coordenador
- Azenilton Melo da Silva
Auditor Chefe
- Dinorvan Fanhaimpork
Avaliar a atuação do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) no cumprimento do Objetivo 5.1.2 do PDI. A abordagem compreendeu o exame do processo de monitoramento e avaliação da qualidade do atendimento dos beneficiários da assistência estudantil, da ampliação da oferta de bolsas, do atendimento das demandas dos alunos com deficiência e do acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos por programas financiados pelo PNAES. Vetor PDI
Assistência Estudantil
Tema Estratégico PDI
"Assistência Estudantil"
Objetivo PDI
5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil.
Objeto Auditoria
Vetor 5, Tema Estratégico Assistência Estudantil, Objetivo Estratégico 5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil, constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAM 2016-2025).
Objetivo Auditoria
"Avaliar políticas, práticas e ações implementadas com vistas à manutenção e à expansão dos cursos de PósGraduação de acordo com as áreas estratégicas bem como os controles internos efetuados pela unidade para o desempenho dos cursos."
PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional
PNAES: Plano Nacional de Assistência Estudantil
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Achados &
Recomendações
Resultados dos exames
Achado 01 Ausência de monitoramento estruturado e sistematizado do grau de satisfação dos usuários de assistência estudantil, bem como não identificação de ações de melhoramento da satisfação dos usuários da assistência estudantil nos auxílios ofertados. |
Achado 02 Não ampliação de 20%, por auxílio, na oferta de bolsas e/ou auxílios da assistência estudantil. |
Achado 03 Ausência de ações sistematizadas para atendimento as demandas dos alunos com deficiência. |
Recomendação 01 Que o DAEST em parceria com o IEAA e ICSEZ implementem ações que monitorem o grau de satisfação dos alunos de todos os auxílios de assistência estudantil prestados pela UFAM. |
Recomendação 02 Que o DAEST em parceria com o IEAA e ICSEZ realizem estudos em relação às demandas de cada unidade, para verificar viabilidade de implementar nova estratégia de distribuição dos recursos oriundos do PNAES. |
Recomendação 03 Que o DAEST, PROEG e Chefia de Gabinete, em parceria com o IEAA e ICSEZ, aperfeiçoem os mecanismos de acompanhamento e avaliação do cumprimento da meta de atendimento das demandas dos alunos com deficiência da assistência estudantil, de forma a disponibilizar dados e informações que permitam auferir se o atendimento de tais demandas estão sendo ampliado e em que proporção. |
Achado 04 Fragilidades e insuficiência de sistematização do processo de monitoramento e avaliação dos alunos assistidos por programas financiados pelo PNAES. |
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Recomendação 04 Que o DAEST em parceria com o IEAA e ICSEZ aperfeiçoem os mecanismos de acompanhamento e avaliação do desempenho dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil financiados pelo PNAES, por meio da adoção de padrão, modelo ou referência de processo de monitoramento e avaliação de estratégias organizacionais e de execução de políticas públicas em nível institucional (a exemplo do Ciclo PDCA, do “Manual de Avaliação Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex-Ante” e “Manual de Avaliação Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex-Post”) -orientação extensiva às recomendações anteriores. |
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