Relatório de Consultoria - Governança - nº 001/2023
Resumo Relatório
Consultoria 001/2023
Unidades:
- Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm)
Auditores responsáveis
- Luzia Neta Albuquerque Chaves
Coordenador
- Azenilton Melo da Silva
Auditor Chefe
- Dinorvan Fanhaimpork
Avaliar a conformidade e a eficácia das práticas de governança nas contratações da Universidade Federal do Amazonas, conforme estabelecido na Portaria nº Seges/ME Nº 8.678/2021. Será analisada a aderência às normas e políticas internas e externas, identificando possíveis vulnerabilidades e sugerindo oportunidade de melhorias. A auditoria incluirá a revisão de processos, documentos e entrevistas com os responsáveis pelo processo de contratação e aquisição. Tema Consultoria
"Governança das Contratações"
Objetivo Auditoria
"Diagnosticar a Governança das Contratações na Universidade Federal do Amazonas em atendimento ao disposto na Portaria nº Seges/ME Nº 8.678/2021"
TCU: Tribunal de Contas da União
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Achados &
Recomendações
Resultados dos exames
Diagnóstico 01 Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS - Não há PLS implementado. |
Diagnóstico 02 Política de gestão de estoques - O PAC está implementado, mas não está adstrito as diretrizes do PLS conforme recomendado na Portaria nº Seges/ME Nº 8.678/2021, uma vez que o PLS não está implementado. Além disso, foi observado que a Proadm não possui um Vetor no PDI, o que resulta no desalinhamento do PAC com o planejamento institucional. |
Diagnóstico 03 Política de compras compartilhadas - Desde julho de 2023 a gestão de Almoxarifado da UFAM está sendo realizada parcialmente por meio do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads. |
Sugestão 01 Implementar o PLS com as diretrizes necessárias para que sejam adotados critérios sustentáveis nas contratações e realize o devido monitoramento das ações e avaliação. Se possível, com a participação com a área de contratações. |
Sugestão 02 Buscar mecanismos/ferramentas para promover o alinhamento de diretrizes institucionais relacionadas ao planejamento, monitoramento e avaliação das contratações com os instrumentos PLS e PDI. Disponibilizar as informações sempre atualizadas no site institucional. |
Sugestão 03 Implementar a Política de Gestão de Estoques que inclua diretrizes mínimas destinadas não apenas a cumprir as exigências da Portaria SEGES nº 8.678/2021, mas também a promover a segurança, sustentabilidade ambiental e eficiência dos estoques, no que diz respeito à redução de perdas, deterioração e obsolescência, além de realizar, sempre que viável, a alienação, cessão, transferência e destinação final ambientalmente adequada dos bens móveis classificados como inservíveis. |
Diagnóstico 04 Política de compras compartilhadas - O Departamento de Compras realiza o planejamento das compras e contratações por meio do Plano de Contratações Anual. Não foi possível identificar se o departamento dispõe de Calendário de Compras Comuns. Constatou-se que não são realizadas compras compartilhadas com outras instituições. Podendo ocorrer adesão à ata de registro de preços na condição de não participantes, conforme art.86 da Lei 14.133/21. |
Diagnóstico 05 Gestão por competências - Consta no PDU da Progesp como META 4 prevista para o ano de 2025 a implantação do mapeamento por competências. Mas não foi possível identificar ações em andamento neste sentido. |
Diagnóstico 06 Política de interação com o mercado - Ausência de manuais ou instruções formalizando tal procedimento. Em caso de contratação de maior complexidade é realizado diálogo (via e-mail) para confecção mais eficiente do ETP. |
Sugestão 04 Estabelecer critérios, rotinas e ferramentas de compras compartilhadas que permitam o acompanhamento e forneçam dados à gestão ou aos órgãos de governança e de controle, quanto aos resultados obtidos, como, por exemplo, a aferição da economia de escala. Implementar/divulgar o Calendário de Compras Comuns com vistas a disciplinar a programação de compras de materiais e contratações de serviços necessários para o bom funcionamento da UFAM, com o intuito de evitar a ocorrência de falta de materiais e descontinuidade de serviços, assim como a realização de compras e contratações fracionadas. |
Sugestão 05 Oferecer cursos de capacitação e treinamento aos gestores e fiscais de contratos destaca-se como uma medida necessária para evitar equívocos durante o planejamento da licitação, a escolha de fornecedores e a execução contratual. Essa iniciativa visa impulsionar a eficiência nas tarefas atribuídas, otimizar a utilização dos recursos públicos em prol da sociedade, mitigar riscos e aprimorar tanto o processo de licitação/contratação quanto a tomada de decisões. Monitorar o efetivo cumprimento das capacitações e treinamentos planejados e executados. |
Sugestão 06 Buscar alternativas que otimizem a interação da Ufam com o mercado, seguindo as normas que estabelecem tais práticas, buscando engajar o mercado desde o começo do processo de contratação. Com o intuito de obter melhor eficiência e eficácia nas contratações, melhor prestação de serviços públicos. Tanto a Lei 9.784/99 quanto a Lei 14.133/21 atribuem discricionariedade ao gestor quanto à realização de consulta pública e audiência pública. Entretanto, cabe reconhecer a relevância da expertise do mercado para aprimorar a elaboração do Termo de Referência (ETP) no caso de compras de maior complexidade. |
Diagnóstico 07 Gestão de riscos e controle preventivo - Observou-se que as principais causas dos riscos identificados são: número insuficiente de servidores e a falta de capacitação dos servidores, o que ocasiona desconhecimento de exigências legais e poderia comprometer a eficácia e eficiência da contratação. |
Diagnóstico 08 Diretrizes para a gestão dos contratos - O acompanhamento é realizado pelos fiscais de contrato, porém, não foi possível identificar indicadores para avaliar as obrigações assumidas. Não há um fluxo desenhado do processo de investigação e sanção de Pessoas Jurídicas. Em resposta, foi informado que a Corregedoria opera com número crítico de servidores para subsidiar as demandas da Corregedoria, a qual conta com acúmulo de processos.
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Diagnóstico 09 Definição de estrutura da área de contratações públicas - A Comissão permanente de licitação, consta no site da Proadm como Coordenação de Licitação. Em análise ao organograma atual aprovado na reestruturação na decisão Ad Referendum - GR nº 02/2024, não consta a referida coordenação na estrutura administrativa. Deste modo, a comissão permanente de licitação está vinculada informalmente à referida Pró-Reitoria.
Sugestão 09 Verificar a divergência de nomenclatura:
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Sugestão 07 Reitera-se a necessidade de atendimento da sugestão do supracitado Item 5 - Gestão por competências e/ou elaboração de manuais formalizados, fluxogramas com mapeamento de processos contemplando as fases de planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão do contrato, a fim de subsidiar a gestão do conhecimento necessário para melhor execução das demandas e aprimoramento da governança de contratações. |
Sugestão 08 Elaborar critérios de avaliação da qualidade dos serviços prestados, baseados em indicadores eficientes e que visem identificar objetivamente os resultados esperados pelos serviços executados. |
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