Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 003/2023 - Assistência Estudantil

Relatório de Auditoria – nº 003/2023 - Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2024, 08h10 | Última atualização em Domingo, 26 de Mai de 2024, 20h35 | Acessos: 223

003/2023

• Departamento de Assistência Estudantil (DAEST);

• Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET);

• Instituto de Natureza e Cultura (INC);

• Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB)

• Daikyty dos Santos Yoshii

Avaliar a atuação do Daest (Departamento de Assistência Estudantil) no cumprimento do Objetivo Estratégico 5.1.2 - Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil – do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O trabalho compreenderá o exame do processo de monitoramento e avaliação da qualidade do atendimento dos beneficiários da assistência estudantil, da ampliação da oferta de bolsas, do atendimento das demandas dos alunos com deficiência e do acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos por programas financiados pelo PNAES..

Vetor PDI
Vetor 5 – Assistência Estudantil

"5.1 Assistência Estudantil"

5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil.

Vetor 5, Tema Estratégico Assistência Estudantil, Objetivo Estratégico 5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil , constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAM 2016-2025).

"Avaliar o desempenho da gestão no cumprimento do objetivo de garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil."

PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional

Fragilidades no processo de monitoramento do grau de satisfação dos alunos em relação aos serviços de assistência estudantil, bem como falta ou insuficiência de estudos ou levantamentos sobre as necessidades e expectativas do público-alvo desses serviços.

Necessidade de aperfeiçoar o processo de coordenação e integração das Unidades Acadêmicas fora da sede no processo de planejamento, comunicação, monitoramento e avaliação das ações de assistência estudantil.

Insuficiência na oferta de benefícios de assistência estudantil.

(Daest) Desenvolver e implementar, em conjunto com as Unidades Acadêmicas fora da sede, um sistema de monitoramento e avaliação da satisfação dos alunos em relação aos serviços de assistência estudantil.

(Daest) Desenvolver e implementar, em conjunto com as Unidades Acadêmicas fora da sede, uma abordagem mais robusta e abrangente para a coleta e análise de dados sobre as necessidades e expectativas do público-alvo dos serviços de assistência estudantil, adotando métodos e ferramentas adequados.

(Daest) Estabelecer e implementar mecanismos e uma sistemática que promovam a participação mais efetiva das Unidades Acadêmicas fora da sede no processo de planejamento da assistência estudantil.

(Daest) Estabelecer e implementar, de maneira sistemática e metodológica, estudos e/ou levantamentos periódicos, expressos em relatórios, que permitam análise e avaliação da situação das Unidades Acadêmicas fora da sede, em relação aos meios de que dispõem para cumprir suas competências, no que tange à assistência estudantil, especialmente quanto às condições de seus recursos humanos.

(Daest) Realizar, em efetiva parceria com as unidades auditadas, estudos e levantamentos sobre as demandas de cada delas, a fim de verificar a viabilidade de implementar novas estratégias de distribuição dos recursos provenientes do Pnaes.

Ausência ou fragilidades nos processos de levantamento ou estudos sobre os alunos com deficiência, bem como deficiências no processo de monitoramento de ações voltadas esse público, e a falta de registros que evidenciem a ampliação dos respectivos atendimentos.

(Daest) Promover, em parceria com as unidades auditadas estudos e levantamentos específicos sobre o perfil, a quantidade, as necessidades e as expectativas dos alunos com deficiência, visando conhecer melhor esse público-alvo.

(Daest) Aperfeiçoar e implementar, em parceria com as unidades auditadas mecanismos de acompanhamento e avaliação do cumprimento da meta de atendimento das demandas dos alunos com deficiência da assistência estudantil, de forma a disponibilizar dados e informações, incluindo relatórios gerenciais e consolidados, que permitam auferir se o atendimento de tais demandas está sendo ampliado e em que proporção.

Fragilidades no processo de monitoramento e acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos por programas financiados pelo Pnaes.

(Daest) Estabelecer e implementar, em parceria com as unidades auditadas políticas, diretrizes e procedimentos claros para o processo de monitoramento e acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos pelos programas financiados pelo Daest, incluindo objetivos, insumos, atividades, responsáveis, instrumentos e sistemas envolvidos.

(Daest) Estabelecer e implementar, em parceria com as unidades auditadas políticas, diretrizes e procedimentos para a elaboração e divulgação regular de relatórios gerenciais ou consolidados que demonstrem os resultados do monitoramento, fornecendo uma visão geral do desempenho acadêmico dos discentes assistidos, observadas as regras da LGPD, permitindo uma avaliação efetiva do programa.

Acesse agora a íntegra do Relatório: