Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 003/2023 - Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Relatório de Auditoria – nº 003/2023 - Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2024, 08h10 | Última atualização em Domingo, 26 de Mai de 2024, 20h35 | Acessos: 248

Resumo Relatório

003/2023


Unidades Auditadas:

  • Departamento de Assistência Estudantil (DAEST);

  • Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET);

  • Instituto de Natureza e Cultura (INC);

  • Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB)

Auditores responsáveis

  • Azenilton Melo da Silva
  • Daikyty dos Santos Yoshii

Coordenador

  • Azenilton Melo da Silva

Auditor Chefe

  • Dinorvan Fanhaimpork

 

Avaliar a atuação do Daest (Departamento de Assistência Estudantil) no cumprimento do Objetivo Estratégico 5.1.2 - Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil – do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O trabalho compreenderá o exame do processo de monitoramento e avaliação da qualidade do atendimento dos beneficiários da assistência estudantil, da ampliação da oferta de bolsas, do atendimento das demandas dos alunos com deficiência e do acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos por programas financiados pelo PNAES..

 
Vetor PDI
Vetor 5 – Assistência Estudantil
 
Tema Estratégico PDI
"5.1 Assistência Estudantil"
 
Objetivo PDI
5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil.
 
Objeto Auditoria
Vetor 5, Tema Estratégico Assistência Estudantil, Objetivo Estratégico 5.1.2 Garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil , constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAM 2016-2025). 
 
Objetivo Auditoria
"Avaliar o desempenho da gestão no cumprimento do objetivo de garantir o atendimento com qualidade no âmbito da assistência estudantil."
 
 
PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional

 

Achados &

         Recomendações

 

Resultados dos exames


 

Achado 01

Fragilidades no processo de monitoramento do grau de satisfação dos alunos em relação aos serviços de assistência estudantil, bem como falta ou insuficiência de estudos ou levantamentos sobre as necessidades e expectativas do público-alvo desses serviços.

Achado 02

Necessidade de aperfeiçoar o processo de coordenação e integração das Unidades Acadêmicas fora da sede no processo de planejamento, comunicação, monitoramento e avaliação das ações de assistência estudantil.

Achado 03

Insuficiência na oferta de benefícios de assistência estudantil.

Recomendação 01

(Daest) Desenvolver e implementar, em conjunto com as Unidades Acadêmicas fora da sede, um sistema de monitoramento e avaliação da satisfação dos alunos em relação aos serviços de assistência estudantil.

 

Recomendação 02

(Daest) Desenvolver e implementar, em conjunto com as Unidades Acadêmicas fora da sede, uma abordagem mais robusta e abrangente para a coleta e análise de dados sobre as necessidades e expectativas do público-alvo dos serviços de assistência estudantil, adotando métodos e ferramentas adequados.

Recomendação 03

(Daest) Estabelecer e implementar mecanismos e uma sistemática que promovam a participação mais efetiva das Unidades Acadêmicas fora da sede no processo de planejamento da assistência estudantil.

 

Recomendação 04

(Daest) Estabelecer e implementar, de maneira sistemática e metodológica, estudos e/ou levantamentos periódicos, expressos em relatórios, que permitam análise e avaliação da situação das Unidades Acadêmicas fora da sede, em relação aos meios de que dispõem para cumprir suas competências, no que tange à assistência estudantil, especialmente quanto às condições de seus recursos humanos.

Recomendação 05

(Daest) Realizar, em efetiva parceria com as unidades auditadas, estudos e levantamentos sobre as demandas de cada delas, a fim de verificar a viabilidade de implementar novas estratégias de distribuição dos recursos provenientes do Pnaes.

 

 

 

Achado 04

Ausência ou fragilidades nos processos de levantamento ou estudos sobre os alunos com deficiência, bem como deficiências no processo de monitoramento de ações voltadas esse público, e a falta de registros que evidenciem a ampliação dos respectivos atendimentos.

 

Recomendação 06

(Daest) Promover, em parceria com as unidades auditadas estudos e levantamentos específicos sobre o perfil, a quantidade, as necessidades e as expectativas dos alunos com deficiência, visando conhecer melhor esse público-alvo.

Recomendação 07

(Daest) Aperfeiçoar e implementar, em parceria com as unidades auditadas mecanismos de acompanhamento e avaliação do cumprimento da meta de atendimento das demandas dos alunos com deficiência da assistência estudantil, de forma a disponibilizar dados e informações, incluindo relatórios gerenciais e consolidados, que permitam auferir se o atendimento de tais demandas está sendo ampliado e em que proporção.

 

 

 

Achado 05

Fragilidades no processo de monitoramento e acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos por programas financiados pelo Pnaes.

 

Recomendação 08

(Daest) Estabelecer e implementar, em parceria com as unidades auditadas políticas, diretrizes e procedimentos claros para o processo de monitoramento e acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes assistidos pelos programas financiados pelo Daest, incluindo objetivos, insumos, atividades, responsáveis, instrumentos e sistemas envolvidos.

 

Recomendação 09

(Daest) Estabelecer e implementar, em parceria com as unidades auditadas políticas, diretrizes e procedimentos para a elaboração e divulgação regular de relatórios gerenciais ou consolidados que demonstrem os resultados do monitoramento, fornecendo uma visão geral do desempenho acadêmico dos discentes assistidos, observadas as regras da LGPD, permitindo uma avaliação efetiva do programa.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

   

 Acesse agora a íntegra do Relatório: 


registrado em:
Fim do conteúdo da página