Relatório de Auditoria – nº 005/2022 - Ensino de Graduação
Resumo Relatório
005/2022
Unidades Auditadas:
- Pró- Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Auditores responsáveis
- Alessandro da Conceição Chaves
- Azenilton Melo da Silva
Coordenador
- Azenilton Melo da Silva
Auditor Chefe
- Dinorvan Fanhaimpork
Avaliar a atuação da gestão da UFAM no cumprimento do objetivo institucional de reduzir a evasão e retenção na graduação constante no PDI/Ufam, observando o desempenho da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), nos termos propostos no Acórdão 1043/2006 TCU-Plenário, bem como examinará a adoção das medidas fixadas no Plano de Gestão de Riscos para mitigar os riscos associados ao objetivo de reduzir a evasão e retenção.. Vetor PDI
Ensino de Graduação
Tema Estratégico PDI
"1.2 Elevação da taxa de sucesso na Graduação"
Objetivo PDI
1.2.1 Reduzir a evasão e retenção de discentes na graduação.”.
Objeto Auditoria
Vetor 1, Tema Estratégico 1.2, Objetivo Estratégico 1.2.1, Ação V1-O5 –Ação 1 –1.2.1, do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAM (PDI/2016-2025).
Objetivo Auditoria
"Avaliar o desempenho da gestão tendo como objetivos específicos: a) Verificar a evolução do número de participantes dos programas acadêmicos e compará-lo com a meta estabelecida; b) Verificar se houve estudo ou levantamento formal visando a identificar as causas da evasão e retenção dos cursos de graduação; c) Verificar a evolução da Taxa de Sucesso da Graduação (TSG) dos últimos 3 anos; d) Verificar a adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) aos novos marcos regulatórios; e) Verificar como se dá o processo de racionalização das ofertas semestrais de disciplinas básicas; f) Verificar como vem sendo assegurada a oportunidade de formação continuada dos Docentes; e g) Verificar se os controles internos estabelecidos pelo Plano de Gestão de Riscos estão sendo eficientes e eficazes."
PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional
|
Achados &
Recomendações
Resultados dos exames
Achado 01 As unidades acadêmicas não são informadas de forma adequada sobre o impacto dos programas acadêmicos na redução da evasão e retenção dos alunos, quantidade de seus alunos participantes, e volume de recursos anuais utilizados, monitoramentos, ações de fortalecimento, e realização de avaliações de satisfação dos beneficiários dos programas. |
Achado 02 Não foram realizados estudos específicos visando a identificar as causas da evasão e retenção nos cursos de graduação. Achado 03 Há realização de poucas ações objetivando a redução da evasão e retenção da graduação. Achado 04 Ausência de mapeamento de causas de retenção e evasão. |
Achado 05 Falta de ações para estímulo à revisão dos PPCs e flexibilização curricular, podendo acarretar defasagem dos PPCs. |
Recomendação 01 Que a PROEG adote medidas objetivando o compartilhamento das informações sobre programas acadêmicos em execução na UFAM, bem como o aperfeiçoamento e o monitoramento destes programas acadêmicos. |
Recomendação 02 Que a PROEG, em parceria com as unidades acadêmicas, realizem estudos visando à identificação das causas da evasão e retenção nos cursos de graduação, bem como a construção de políticas ou programas que objetivem a redução e a evasão no âmbito da UFAM. |
Recomendação 03 Estabelecer rotinas de controle periódico quanto à atualização e publicação dos PPCs. Recomendação 04 Que a PROEG e as unidades acadêmicas adotem medidas de estímulo à revisão dos PPCs e matrizes curriculares no âmbito da UFAM. |
Achado 06 Não há regulamentação em nível institucional sobre política/critério de racionalização de disciplinas. Achado 07 Não foram implantadas ações voltadas à racionalização de oferta de disciplinas básicas unificadas por área de conhecimento. |
Achado 08 Não foram identificadas, em nível institucional, ações voltadas ao estímulo e à incorporação de novas práticas pedagógicas inovadoras. Achado 09 Falta de integração das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), por meio de virtualização de disciplinas, em alguns cursos.
|
Achado 10 Falta de medidas objetivas para elevação da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG).
Recomendação 07 Que a PROEG e as unidades adotem medidas objetivas para elevação da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG)..
Achado 11 Falta de política de distribuição de bolsas acadêmicas priorizando estudantes em risco de evasão e retenção. Recomendação 08 Que a PROEG adote medidas na oferta de bolsas que priorizem estudantes em risco de evasão e retenção.
|
Recomendação 05 Estabelecer regulamentação a nível institucional de política de racionalização de disciplinas básicas, levando em consideração a área de conhecimento. |
Recomendação 06 Que a PROEG e unidades acadêmicas implementem ações voltadas ao estímulo e à incorporação de novas práticas pedagógicas e integração das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), por meio de virtualização de disciplinas. |
Acesse agora a íntegra do Relatório: