Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 005/2022 - Ensino de Graduação
Início do conteúdo da página

Relatório de Auditoria – nº 005/2022 - Ensino de Graduação

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 12h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 13h58 | Acessos: 657

Resumo Relatório

005/2022


Unidades Auditadas:

  • Pró- Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG

Auditores responsáveis

  • Alessandro da Conceição Chaves
  • Azenilton Melo da Silva

Coordenador

  • Azenilton Melo da Silva

Auditor Chefe

  • Dinorvan Fanhaimpork

 

 

 

Avaliar a atuação da gestão da UFAM no cumprimento do objetivo institucional de reduzir a evasão e retenção na graduação constante no PDI/Ufam, observando o desempenho da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), nos termos propostos no Acórdão 1043/2006 TCU-Plenário, bem como examinará a adoção das medidas fixadas no Plano de Gestão de Riscos para mitigar os riscos associados ao objetivo de reduzir a evasão e retenção..

 
 
Vetor PDI
Ensino de Graduação
 
Tema Estratégico PDI
"1.2 Elevação da taxa de sucesso na Graduação"
 
Objetivo PDI
1.2.1 Reduzir a evasão e retenção de discentes na graduação.”.
 
Objeto Auditoria
Vetor 1, Tema Estratégico 1.2, Objetivo Estratégico 1.2.1, Ação V1-O5 –Ação 1 –1.2.1, do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAM (PDI/2016-2025).
 
Objetivo Auditoria
"Avaliar o desempenho da gestão tendo como objetivos específicos: a) Verificar a evolução do número de participantes dos programas acadêmicos e compará-lo com a meta estabelecida; b) Verificar se houve estudo ou levantamento formal visando a identificar as causas da evasão e retenção dos cursos de graduação; c) Verificar a evolução da Taxa de Sucesso da Graduação (TSG) dos últimos 3 anos; d) Verificar a adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) aos novos marcos regulatórios; e) Verificar como se dá o processo de racionalização das ofertas semestrais de disciplinas básicas; f) Verificar como vem sendo assegurada a oportunidade de formação continuada dos Docentes; e g) Verificar se os controles internos estabelecidos pelo Plano de Gestão de Riscos estão sendo eficientes e eficazes."
 
 
PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional

 

Achados &

         Recomendações

 

Resultados dos exames


 

Achado 01

As unidades acadêmicas não são informadas de forma adequada sobre o impacto dos programas acadêmicos na redução da evasão e retenção dos alunos, quantidade de seus alunos participantes, e volume de recursos anuais utilizados, monitoramentos, ações de fortalecimento, e realização de avaliações de satisfação dos beneficiários dos programas.

Achado 02

Não foram realizados estudos específicos visando a identificar as causas da evasão e retenção nos cursos de graduação.

Achado 03

Há realização de poucas ações objetivando a redução da evasão e retenção da graduação.

Achado 04

Ausência de mapeamento de causas de retenção e evasão.

Achado 05

Falta de ações para estímulo à revisão dos PPCs e flexibilização curricular, podendo acarretar defasagem dos PPCs.

Recomendação 01

Que a PROEG adote medidas objetivando o compartilhamento das informações sobre programas acadêmicos em execução na UFAM, bem como o aperfeiçoamento e o monitoramento destes programas acadêmicos.

Recomendação 02

Que a PROEG, em parceria com as unidades acadêmicas, realizem estudos visando à identificação das causas da evasão e retenção nos cursos de graduação, bem como a construção de políticas ou programas que objetivem a redução e a evasão no âmbito da UFAM.

Recomendação 03

Estabelecer rotinas de controle periódico quanto à atualização e publicação dos PPCs.

Recomendação 04

Que a PROEG e as unidades acadêmicas adotem medidas de estímulo à revisão dos PPCs e matrizes curriculares no âmbito da UFAM.

Achado 06

Não há regulamentação em  nível institucional sobre política/critério de racionalização de disciplinas.

Achado 07

Não foram implantadas ações voltadas à racionalização de oferta de disciplinas básicas unificadas por área de conhecimento.

Achado 08

Não foram identificadas, em nível institucional, ações voltadas ao estímulo e à incorporação de novas práticas pedagógicas inovadoras.

Achado 09

Falta de integração das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), por meio de virtualização de disciplinas, em alguns cursos.

 

Achado 10

Falta de medidas objetivas para elevação da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG).

 

 

Recomendação 07

Que a PROEG e as unidades adotem medidas objetivas para elevação da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG)..

  

Achado 11

Falta de política de distribuição de bolsas acadêmicas priorizando estudantes em risco de evasão e retenção.

Recomendação 08

Que a PROEG adote medidas na oferta de bolsas que priorizem estudantes em risco de evasão e retenção.

 

 

Recomendação 05

Estabelecer regulamentação a nível institucional de política de racionalização de disciplinas básicas, levando em consideração a área de conhecimento.

Recomendação 06

Que a PROEG e unidades acadêmicas implementem ações voltadas ao estímulo e à incorporação de novas práticas pedagógicas e integração das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), por meio de virtualização de disciplinas.

 

 Acesse agora a íntegra do Relatório: 


registrado em:
Fim do conteúdo da página