Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 001/2022 - Pesquisa e Pós Graduação

Relatório de Auditoria – nº 001/2022 - Pesquisa e Pós Graduação

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 12h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 13h56 | Acessos: 580

001/2022

• Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP

• Nicolly Rebeca da Silva Ribeiro

Avaliação da atuação da gestão no cumprimento do objetivo institucional de estabelecer áreas estratégicas para expansão dos cursos de Pós-graduação conforme o PDI/Ufam. Foram verificadas as pesquisas, avaliações, práticas e/ou políticas institucionalizadas que versam sobre a expansão dos cursos de Pós-Graduação em áreas estratégicas para Amazônia, o grau de expansão e/ou implantação de cursos de pós-graduação com o fito de consolidar a pós-graduação no âmbito da UFAM, bem como a mitigação dos riscos que podem levar a não concretização do Vetor 2 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAM 2016-2025).

Vetor PDI
Pesquisa e Pós Graduação

"Consolidação da Pós Graduação"

2.2.3 que visa “Estabelecer áreas estratégicas para expansão dos cursos de Pós-Graduação”. A Ação, por sua vez, compreende “Expandir os cursos de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para Amazônia”.

Vetor 2, Tema Estratégico 2.2, Objetivo 2.2.3, do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAM (PDI/2016-2025)

"Avaliar políticas, práticas e ações implementadas com vistas à manutenção e à expansão dos cursos de PósGraduação de acordo com as áreas estratégicas bem como os controles internos efetuados pela unidade para o desempenho dos cursos."

PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional

Normas Internas ou Políticas não institucionalizadas para identificar o fluxo dos procedimentos/ ações a serem realizadas ao definir uma área estratégica.

Falta de estruturação dos mecanismos de acompanhamento dos programas de pós-graduação e ausência de controle sobre os procedimentos e avaliações adotados para manutenção dos cursos institucionalizados.

Regulamentação da autoavaliação parcialmente adequada, deficiência ou falta de orientação no processo/metodologia de avaliação. Indicadores definidos conforme a CAPES.

Viabilizar a criação de normas internas, orientações ou processos internos que sejam capazes de exteriorizar à comunidade acadêmica sobre a forma como são estabelecidas as áreas estratégicas.

Sistematizar rotinas buscando a efetiva validação dos dados de forma clara, publicando quais os mecanismos institucionalizados existentes para acompanhamento e avaliação dos programas, suas regulamentações internas, qual a finalidade de cada mecanismo adotado, sua mensuração ou o que cada mecanismo pretende verificar nos cursos de pós-graduação e seus resultados ou os resultados pretendidos.

Aprimorar controles internos, publicando a metodologia do processo de autoavaliação, dispondo sobre como será o fluxo de participação dos programas tais como: se será uma comissão que avalia o programa, de que forma será a composição de cada comissão, como é feito a escolha dos participantes, principalmente dos alunos e egressos, os critérios para participação, definição de instâncias responsáveis pela avaliação.

Controles internos ineficientes acerca do cumprimento da meta 13 “elevar a proporção de mestres e doutores (meta 13) e elevar a titulação anual na pós-graduação stricto senso”, conforme a Lei nº 13.005/2014.

Ausência de publicações finais das propostas de criação de novos cursos (APCN) 2021.

Implantar controle interno eficiente acerca dos dados de alunos matriculados, formados, titulados a fim de manter um melhor controle acerca do cumprimento da meta 13 da Lei nº 13.005/2014.

Publicar um comunicado, retificação ou resultado final do edital Nº 069/2021 – PROPESP/UFAM (APCN) 2021 a fim de dar transparência a comunidade acadêmica, sendo este ato uma rotina para os demais editais.

Acesse agora a íntegra do Relatório: