Página inicial > Acesso aos Relatórios > AUDIN > Relatório de Auditoria – nº 003/2021 - Ambiente e sustentabilidade

Relatório de Auditoria – nº 003/2021 - Ambiente e sustentabilidade

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 15h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h53 | Acessos: 421

Resumo Relatório

003/2021

Unidades Auditadas:

• Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET
  • Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ
  • Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA
  • Instituto de Natureza e Cultura - INC
  • Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB

Auditores responsáveis

• Daikyty dos Santos Yoshii
  • Nicolly Rebeca da Silva Ribeiro

Coordenador

• Azenilton Melo da Silva

Auditor Chefe

• Dinorvan Fanhaimpork

Analisará os controles internos e o processo de promoção da gestão ambiental e sustentabilidade aplicados nos campi de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins, no que concerne ao consumo dos recursos hídricos e elétricos, procedimentos de coleta seletiva de resíduos sólidos, sustentabilidade nas contratações de bens e serviços e fontes de fornecimento de energia.

Vetor PDI
Ambiente e sustentabilidade

Tema Estratégico PDI
"Tema Estratégico 10.1 Ambiente e sustentabilidade na UFAM"

Objetivo PDI
O71 - Ação 1 - 10.1.1 Promover a gestão ambiental em todos os campi da UFAM.

Objeto Auditoria
Vetor 10, Objetivo 071, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAM 2016-2025)

Objetivo Auditoria
"Avaliar os controles internos e a implantação do Programa de Integridade da UFAM."

PDI: Plano de Deenvolvimento Institucional

Achados &

Recomendações

Resultados dos exames

Achado 01

A Política Ambiental da UFAM instituída pela Resolução no 002/2012-CONSUNI não está adequadamente implementada nos Institutos.

Achado 02

Ausência de comunicação e articulação entre o Centro de Ciências do Ambiente - CCA e os Institutos fora da sede.

Achado 03

Ineficácia de gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos pelos institutos fora da sede.

Recomendação 01

À Administração Superior, com a participação dos integrantes do Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGA –UFAM, para que implemente adequadamente a Política Ambiental e de Sustentabilidade na Universidade mediante elaboração e execução de Plano de Ação ou Agenda com a indicação das ações, atividades, programas e ou projetos, responsáveis e prazos.

Recomendação 02

Aprimorar a comunicação e articulação entre o Centro de Ciências do Ambiente - CCA e os Institutos fora da sede, assim como com as demais Unidades Acadêmicas e Administrativas quanto ações, atividades, projetos e programas ambientais na Universidade.

Recomendação 03

Aos Institutos fora da sede para que aprimorem os mecanismos a fim de que seja efetivado o gerenciamento de resíduos sólidos de forma eficaz nessas unidades.

Achado 04

Destinação incorreta dos resíduos dos laboratórios de estudos práticos.

Achado 05

Não aplicação de normativos que versam sobre contratações sustentáveis.

Recomendação 04

Os Institutos fora da sede realizem estudos acerca da necessidade de tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelos laboratórios e elaborem plano de gestão e descarte desses resíduos.

Recomendação 05

Que o Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB e o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ e seus setores responsáveis pelo gerenciamento das contratações de bens e serviços, utilizem Guia Nacional de Contratações Sustentáveis, disposto pela Câmara Nacional de Sustentabilidade – CNS DECOR/CGU/AGU como padrão de contração sustentável com vistas a fortalecer a utilização de critérios e práticas sustentáveis nos planejamentos de contratação, instrumentos convocatórios e execuções contratuais das unidades.

Acesse agora a íntegra do Relátório: