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Relatório de Auditoria - nº 002/2024 - ASCOM

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2025, 10h34 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2025, 11h54 | Acessos: 29

Unidades Auditadas: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Auditores responsáveis:

  • Maria Luiza Andrade Pereira

Coordenador:

  • Luiz Ferreira Neves Neto

Auditor Chefe:

  • Azenilton Melo da Silva

Escopo de Auditoria

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Avaliar o processo de fortalecimento da imagem institucional da UFAM, no intuito de identificar se as estratégias e ações implementadas estão alinhadas com o objetivo estratégico de melhorar a percepção da comunidade universitária e da comunidade externa em relação a Universidade. do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-Ufam 2016-2025), 2ª Revisão (2022).

Vetor e Tema Estratégico do PDI

📊

Vetor PDI: Vetor 10 – Comunicação

Tema Estratégico PDI: "10 - Comunicação Institucional"

Objeto Auditoria

📚

Avaliar o processo de fortalecimento da imagem institucional da UFAM, no intuito de identificar se as estratégias e ações implementadas estão alinhadas com o objetivo estratégico de melhorar a percepção da comunidade universitária e da comunidade externa em relação à UFAM, conforme o Objetivo 10.1.2 Fortalecer a imagem institucional.

Objetivo PDI

💡

10.1.2 Fortalecer a imagem institucional

Objetivo Auditoria

Avaliar o processo de fortalecimento da imagem institucional da UFAM, no intuito de identificar se as estratégias e ações implementadas estão alinhadas com o objetivo estratégico de melhorar a percepção da comunidade universitária e da comunidade externa em relação à UFAM, conforme o Objetivo 10.1.2 Fortalecer a imagem institucional.

Achados e Recomendações

Achado 01. Inexistência de política de comunicação institucional formalizada

Inexistência de política de comunicação institucional formalizada, de mecanismos estruturados para avaliação e proteção da imagem e marca institucional, e de estratégias sistematizadas para interação com a imprensa e monitoramento dos impactos reputacionais.

Recomendação 1: (ASCOM) Desenvolver e implementar uma Política de Comunicação que defina diretrizes, responsabilidades e estratégias para a gestão da comunicação interna e externa, alinhadas aos objetivos institucionais.
Achado 02. Capacitação e estrutura de comunicação limitadas

Capacitação e estrutura de comunicação limitadas.

Recomendação 2: (ASCOM) Fortalecer as ações por meio de ações contínuas e estruturadas para fortalecer a Comunicação Institucional, incluindo a capacitação de agentes de divulgação, campanhas institucionais e parcerias com a mídia, visando ampliar a visibilidade e o engajamento com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
Achado 03. Inexistência de riscos alinhados ao objetivo estratégico

Inexistência de riscos alinhados ao objetivo estratégico no Plano de Gestão de Riscos (2024-2025) e descontinuidade na implementação das ações mitigadoras planejadas em exercícios anteriores.

Recomendação 3: (ASCOM) Identificar e monitorar os riscos relacionados à comunicação institucional, registrando-os na plataforma ForRiscos e acompanhando-os de forma contínua, a fim de garantir uma gestão proativa e eficaz da imagem institucional, com ações corretivas bem definidas e estratégias de mitigação adequadas.
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