Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Auditoria Interna apresenta Relatório Preliminar da Mobilidade Acadêmica para a ARII
Notícias

• Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 09h24
  • Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 10h04
  • Acessos: 178

A Auditoria Interna reuniu-se na data de 27 de fevereiro de 2020 com os responsáveis da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII com o objetivo de realizar a Reunião de Busca Conjunta de Soluções do Relatório Preliminar referente à Ação do PDI “Mobilidade da Comunidade Universitária”.

Participaram da reunião a Assessora da ARII Leda Duwe Leão Brasil e Dércio Luiz Reis juntamente com o Auditor Chefe Dinorvan Fanhaimpork e Andreza Brandão dos Santos.

Em cumprimento às atividades de auditoria previstas no Plano Anual de Auditoria Interna – PAINT 2019, este trabalho de auditoria foi executado no âmbito do Plano de Mobilidade da Comunidade Universitária, com vistas a avaliar o gerenciamento e os controles internos existentes nos programas de mobilidade acadêmica. Esta atividade teve como balizador o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAM - PDI 2016-2025, Vetor Ensino e Graduação, Tema Estratégico Avanços da Graduação, Ação Mobilidade da Comunidade Universitária.

Nesta fase dos trabalhos são apresentados os achados de auditoria e discutidos os riscos detectados a partir da interação da AUDIN com os gestores responsáveis, possibilitando a construção de providências expressas na forma de recomendações a serem implementadas.

A Assessora Leda Duwe destacou a importância estratégica da ARII para o desenvolvimento das atividades da Universidade por meio da captação de recursos oriundos de acordos e parcerias, como por exemplo, o potencial de recursos a serem captados em razão do marco regulatório da inovação.

Por outro lado, a Assessora expôs as dificuldades que a ARII vem enfrentando na condução dos processos especialmente quanto à carência de pessoal lotado na Assessoria que tem gerado sobrecarga de trabalho nos servidores disponíveis bem como impactado na capacidade de busca por novos acordos e parcerias.

No que se refere aos achados de auditoria apresentados no Relatório Preliminar a Assessora Leda Duwe informou que em sua maioria já eram de conhecimento da ARII e que já vem adotando medidas, dentro de suas possibilidades, para a melhoria dos controles e processos. No entanto, destacou ainda, da importância de se ter uma opinião e um aconselhamento externo à unidade para fins de direcionamento e orientação quanto às ações a serem implementadas.

Nesse sentido, o Auditor chefe destacou que o relatório de auditoria e o acompanhamento da AUDIN agregará valor às ações desenvolvidas pela ARII, fortalecendo o gerenciamento e os controles internos da unidade.

Passada esta fase da atividade, a próxima etapa será a consolidação das manifestações a serem apresentadas pela ARII em contribuição ao Relatório Preliminar, seguida da homologação do Relatório, o qual será dado conhecimento ao Senhor Reitor e ao Conselho de Administração. Em seguida, inicia-se a fase de monitoramento das recomendações onde a AUDIN acompanhará a execução das medidas a serem adotadas pela ARII opinando quanto à sua suficiência e sobre os resultados alcançados a partir da implantação das ações.

registrado em: